Artigos

2017

385. BET, David Silva.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A produção de televisão educativa digital: O Salto Para o Futuro à luz da Teoria Crítica. Cadernos de Educação – UFPEL (Online), p. 88-106, 2017.

384. GOMES, Dulcinéia Oliveira.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A cultura digital, as tic e a reconfiguração da relação professor-aluno em Rio Verde-GO. Práxis Educacional (Online), v. 13, p. 198-213, 2017.

383. TRABUCO, Rosangela.; GOMES, Luiz Roberto. O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento. Devir Educação, v. 1, p. 97-109, 2017.

382. ZUIN, Antonio Alvaro Soares.; GOMES, Luiz Roberto. A Teoria Critica e a sociedade da cultura digital. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 11, p. 97-107, 2017

381. ZUIN, Antonio Alvaro Soares.; ZUIN, Vania Gomes. Lembrar para elaborar: reflexões sobre a alfabetização crítica da mídia digital. Pró-Posições (Unicamp. Online), v. 28, p. 213-234, 2017.

380. ZUIN, Vania Gomes.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O laboratório de Química como lócus de experiências formativas. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 189-204, 2017.

2016

379. GOMES, Luiz Roberto. Dossiê: O mundo de Pedro Goergen – O diálogo como fundamento político da democracia. Filosofia e Educação, v. 8, p. 27-43-43, 2016.

378. KYRIACOU, Chris.; ZUIN Antonio Alvaro Soares. Cyberbullying and moral disengagement: an analysis based on a social pedagogy of pastoral care in schools. Pastoral Care in Education (Print), v. 34, p. 34-42, 2016.

377. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A cultura digital, o professor-criança e o aluno-adulto – apoio CAPES. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 25, p. 329-339, 2016.

376. ZUIN, Vânia Gomes, ZUIN, Antônio Alvaro Soares. A formação no tempo e no espaço da Internet das coisas. Educação e Sociedade, v.37, jul-set, p.757-775.

2015

375. ALMEIDA, Felipe Quintão de.; BRACHT, Valter.; VAZ, Alexandre Fernandez. Educação Física, pedagogia crítica e ideologia: gênese e interpretações. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 21, p. 317-331, 2015.

374. ANDRADE, Omir W.; PUCCI, Bruno. O trágico e o poético em Fogo Morto: análise de seus elementos estéticos. Impulso (Piracicaba), v. 25/52, p. 55-63, 2015.

373. CRIONI, Renato.; GOMES, Luiz  Roberto.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Education and legitimation crisis: Systemic tendencies of capitalism in the work of Habermas. Policy Futures in Education (Online), v. 1, p. 1-20, 2015.

372. DURÃO, Fabio Akcelrud. Reflexões sobre a metodologia de pesquisa nos estudos literários. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 31, p. 377-390, 2015.

371. FABIANO, Luiz Hermenegildo. Movimento Armorial: arte popular como identidade cultural. Ou: Os sentidos da modernidade desconhecem o moderno. Impulso, UNIMEP, Vol. 25, No 62 (2015), p. 89-96.

370. GOMES, Luiz Roberto. Cultura Digital, Esfera Pública e Educação. Ixtli Revista Latino-Americana de Filosofia da Educação, v. 2, p. 129-145, 2015.

369. GOMES, Luiz Roberto. TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: experiências atuais de pesquisa no Brasil e na Alemanha. Revista Comunicações, v. 22, p. 145-154, 2015.

368. KYRIACOU, Chris.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Cyberbullying of teachers by students on YouTube: challenging the image of teacher authority in the digital age. Research Papers in Education, v. 1, p. 1-19, 2015.

367. KYRIACOU, Chris.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Characterizing the cyberbullying of teachers by pupils -apoio CAPES. PSYCHOLOGY OF EDUCATION REVIEW, v. 39, p. 26-30, 2015.

366. MALACARNE, Marluza Secchin.; DELLA FONTE, Sandra Soares.; LOUREIRO, Robson.; JUNIOR, Antônio Fernandes da Cruz. A relação teoria e prática em questão. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, p. 158-167, 2015.

365. SILVA, Camila Peres.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Protagonismo juvenil: emancipação e resistência sob a ótica da experiência formativa dos grêmios estudantis da diretoria de ensino de São Carlos. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 272, 2015.

364. ZUIN, Antonio Alvaro  Soares.; BIANCHETTI, Lucídio. O produtivismo na era do ‘publique, apareça ou pereça’: um equilíbrio difícil e necessário– apoio CAPES. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 45, p. 720-750, 2015.

2014

363. BARCELLOS, Ana Carolina Kastein. O conto O livro de areia, a experiência estética e a alienação: reflexões. Teoria Critica e Marxismo Ocidental, v. 1, p. 1-4, 2014.

362. BARCELLOS, Ana Carolina Kastein. O conto O livro de areia, a experiência estética e a alienação: reflexões. Teoria Critica e Marxismo Ocidental, v. 1, p. 1-4, 2014.

361. BASSANI, Jaison José.; VAZ, Alexandre Fernandez . Dialética do progresso e do domínio da natureza: técnica em Theodor W. Adorno e José Ortega y Gasset. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 211-227, 2014.

360. CABRAL, Gladir da Silva.; SILVA, Alex Sander da. Poética, performance e subjetividades: possibilidades estético-formativas na arte do teatro mágico. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 24, p. 21-31, 2014.

359. CAMPOS, Nilce Maria Altenfelder Arruda. A presença das tecnologias de comunicação e informação no ensino público fundamental brasileiro e a sensibilidade estética. CETEC, v. 1, p. 14-23, 2014.

358. CRUZ JUNIOR, Antônio Fernandes da.; DELLA FONTE, Sandra Soares.; LOUREIRO, Robson. Formação continuada de professores: quando a experiência e os saberes docentes se limitam à vivência. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 197-215, 2014.

357. DURÃO, Fabio Akcelrud. Fragmentos. Sibila (Cotia), v. 14, p. 1, 2014.

356. DURÃO, Fabio Akcelrud. Review of Fredric Jameson’s *The Antinomies of Realism*. nonsite.org, v. 10, p. 1, 2014.

355. DURÃO, Fabio Akcelrud. Review of Fredric Jameson’s *The Antinomies of Realism*. nonsite.org, v. 10, p. 1, 2014.

354. DURÃO, Fabio Akcelrud.; FRUNGILLO, Mario. Ferreira Gullar: Poesia e intensidade. Luso-Brazilian Review (Online), v. 51, p. 182-198, 2014.

353. GOMES, Luiz Roberto. A perspectiva crítica e emancipatória da Teoria Crítica da Educacao: reflexoes a partir de pesquisas recentes no Brasil e na Alemanha. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, v. 6, p. 167-178, 2014.

352. LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. Cenas Didático-Pedagógicas e suas Relações com o desenvolvimento da Racionalidade Tecnológica. Inter-Ação, v. 39, p. 285-295, 2014.

351. LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco.; DUCI, Juliana Rossi. Educação, política e os meios de comunicação no Brasil: da era do rádio à Internet. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, v. 6, p. 179-195, 2014.

350. LOUREIRO, Robson.; DELLA FONTE, Sandra Soares.; QUEIROZ, Luciana M. Ética e estética: confrontos entre a teoria crítica e o pós-moderno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 9, p. 131-155, 2014.

349. PARESCHI, Claudinei Zagui.; SILVA, Luzia Batista Oliveira. A indústria cultural e a semiformação do sujeito. Revista Herramienta, v. 1, p. 1-8, 2014.

348. PARESCHI, Claudinei Zagui.; SILVA, Luzia Batista Oliveira. A indústria cultural e a semiformação do sujeito. Revista Herramienta, v. 1, p. 1-8, 2014.

347. PETRY, Michele Bete.; BASSANI, J. J. ; VAZ, Alexandre Fernandez. Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 9, p. 109-130, 2014.

346. PETRY, Michele Bete.; BOAVENTURA, Patrícia Luiza Bremmer.; VAZ, Alexandre Fernandez. O grotesco em expressões estéticas contemporâneas. Revista Contemporânea (UERJ. Online), v. 1, p. 8-24, 2014.

345. PUCCI, Bruno. Dialética Negativa: Filosofia e Metafísica: tensões. Inter-ação (UFG. Online), v. 39, p. 257-270, 2014.

344. PUCCI, Bruno. Entrevista concedida por Bruno Pucci à Revista Espaço Pedagógico, da UPF. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, p. 1-20-20, 2014.

343. PUCCI, Bruno.; ROMEIRO, Artieres Estevão.; DELA VALE, André. Cara-de-Bronze, de Guimarães Rosa: as toadas, os diálogos, a poesia, o enigma. Artefilosofia (UFOP), v. 17, p. 91-109, 2014.

342. SILVA, Alex Sander da. As razões do não idêntico e implicações formativas no contexto atual. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, p. 97, 2014.

341. SILVA, Alex Sander da. Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 19, p. 123, 2014.

340. SILVA, Luzia Batista Oliveira. As Imagens e o Imaginário na Sociedade do Consumo. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 24, p. 87-99, 2014.

339. SILVA, Luzia Batista Oliveira. Epistemologia, estética e formação: uma contribuição de Walter Benjamin para a Educação. Revista Herramienta, v. 1, p. 1-7, 2014.

338. TORRI, Danielle.; VAZ, Alexandre Fernandez. Formação, técnica, corpo: contribuições de Herbert Marcuse. Poiésis (Tubarão), v. 8, p. 302-317, 2014.

337. ZUIN, Antônio Alvaro Soares. A cultura digital, a semiformação e o novo elo pedagógico. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 39, p. 1-14, 2014.

336. ZUIN, Antonio Alvaro Soares.; PUCCI, Bruno.; LASTORIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. DOSSIÊ: TEORíA CRITICA DE LA SOCIEDAD y EDUCACIÓN. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, v. 6, p. 1-256, 2014.

2013

335. BASSANI, Jaison José.; RICHTER, Ana Cristina.; VAZ, Alexandre Fernandez. Corpo, educação, experiência: modernidade e técnica em Walter Benjamin. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 36, p. 77-87, 2013.

334. BOECHARD, Gianni Marcela Ferreira.; WEIXTER, Renata Rosa.; LOUREIRO, Robson. A Educação no contexto do processo massivo dos media: reflexão sobre o fetichismo da mercadoria cultural. Pró-Discente (UFES), v. 19, p. 20-28, 2013.

333. CAMPOS, Nilce Maria A. Silva Arruda. As relações professor/aluno na era das novas tecnologias da informação e comunicação. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 130-135, 2013.

332. CYKMAN, Noa.; VAZ, Alexandre Fernandez. Judaísmo e ruptura em Walter Benjamin. Webmosaica, v. 5, p. 52-59, 2013.

331. DURÃO, Fabio Akcelrud. Variaciones acerca de los equívocos del debate sobre el canon. Literatura: teoría, historia y crítica, v. 15, p. 187-200, 2013.

330. FABIANO, Luiz Hermenegildo. Narcisos contemporâneos: maquinaria da imagem e ufanismo tecnológico. Impulso (Piracicaba), v. 23, p. 121-129, 2013.

329. FABIANO, Luiz Hermenegildo. Narcisos contemporâneos: maquinaria da imagem e ufaNismo tecNológico. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 121-129, 2013.

328. GOMES, Luiz Roberto. Cultura Digital e Formação: implicações políticas do movimento de expansão da EaD no Brasil. Revista Impulso, v. 23, p. 29-39, 2013.

327. LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. Educação Pública nas Metrópoles Brasileiras: Impasses e novos desenlaces. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 23, p. 115-116, 2013.

326. LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco.; SILVEIRA, Bruno Perozzi.; STEFANUTO, Jessica Raquel Rodeguero.; PIMENTA, Juliana Carla Fleiria.; DUCI, Juliana Rossi. Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, p. 164-178, 2013.

325. LOPES, Ana Helena Garcia De Paiva.; ZUIN, Antônio A. S. Educação @ Tecnologias Digitais: Um Estudo Do ‘Diário De Classe’ Do Facebook. Linhas Críticas (UnB), v. 19, p. 631-647, 2013.

324. LOPES, Ana Helena Garcia de Paiva.; ZUIN, Antônio Alvaro Soares. Educação @ Tecnologias Digitais: um Estudo do ‘Diário De Classe’ do Facebook. Linhas Críticas (UnB), v. 19, p. 631-647, 2013.

323. MAIA, Ari Fernando.; ROMERO, Nieves Hernandez. Músicas populares urbanas, relaciones de género y persistencia de prejuicios. Datos brasileños y españoles a partir de la escucha de cuatro canciones. Musiker. Cuadernos de Música, v. 20, p. 234, 2013.

322. MWEWA, Christian Muleka.; VAZ, Alexandre Fernandez. Swann e a formação objetiva do sujeito: reflexões a partir de Theodor W. Adorno. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 138-154, 2013.

321. PUCCI, Bruno.; GOMES, Luiz Roberto. A Pós-Graduação a Distância virtual na formação de docentes da educação básica: questões.. Educacao em Perspectiva (Online), v. 04, p. 296-316, 2013.

320. RANGEL, Sara Rocha.; LOUREIRO, Robson. Evidências da memória: Diálogos entre Walter Benjamin e Wim Wenders. Pró-Discente (UFES), v. 19, p. 95-106, 2013.

319. RODRIGUES, Luciana Azevedo.; FARIAS, Marcio Norberto.; CASTRO, Camila Sandim de. A atenção nas malhas dos ininterruptos gozos proporcionados pela indústria cultural. Educacao Unisinos (Online), v. 17, p. 11-18, 2013.

318. SANCHES, Eduardo Oliveira.; FABIANO, Luiz Hermenegildo. Linguagens Autoritárias Contra o Corpo: educação pelos estereótipos e tortura subliminar. Revista Convergência Crítica, v. 2, p. 191-203, 2013.

317. SANCHES, Eduardo Oliveira.; FABIANO, Luiz Hermenegildo. Linguagens Autoritárias Contra o Corpo: educação pelos estereótipos e tortura subliminar. Revista Convergência Crítica, v. 2, p. 191-203, 2013.

316. SANTOS, Elaine Cristina Moraes.; LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. Uma perspectiva crítico-dialética das pedagogia do ‘aprender a aprender’ e o uso da tecnologia como facilitador na educação: revisitando as políticas educacionais. Política e Gestão Educacional (Online), v. 15, p. 216-227, 2013.

315. SILVA, Alex Sander da. Auschwitz e a interrupção da poesia ou uma crítica imanente da barbárie contemporânea. Impulso (Piracicaba), v. 23, p. 69-79, 2013.

314. SILVA, Alex Sander da.; REZENDE, Gisele Silva da. Educação, subjetividade e formação: uma leitura d’O Processo’ de Franz Kafka. Revista Amicus Curiae, v. 10, p. 1-10, 2013.

313. VAZ, Alexandre Fernandez. Retratos de um tempo, potências do pensamento: sobre a correspondência entre Theodor W. Adorno e Walter Benjamin. Ideias (UNICAMP), v. 1, p. 171-178, 2013.

312. VILELA, Rita Amelia Teixeira. Theodor Adorno:sobre educação e escola. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 8, p. 101-120, 2013.

311. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógica. Educar em Revista (Impresso), v. 4, p. 207-222, 2013.

310. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Copiar, colar e deletar: a internet e a autialidade da semiformação. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 139-159, 2013.

2012

309. BASSANI, Jaison José.; GONÇALVES, Michelle Carreirão.; VAZ, Alexandre Fernandez. Domínio da Natureza, Corpo e Técnica: sobre o caráter modelar do esporte em José Ortega y Gasset e Theodor W. Adorno. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 12, p. 47-50, 2012.

308. BASSANI, Jaison José.; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questões para a educação do corpo. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 26, p. 641-669, 2012.

307. BIANCHETTI, Lucídio; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de ‘pesquisa administrada’. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 55-75, 2012

306. DELA COLETA, José Augusto.; GOMES, Luiz Roberto. A face oculta da universidade brasileira: percepções de comportamentos ilícitos na educação superior por alunos e professores. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 26, p. 465-489, 2012

305. DURÃO, Fabio Akcelrud. L’effet de notes. Critique (Revue), v. 785, p. 831-841, 2012.

304. DURÃO, Fabio Akcelrud. O efeito das notas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 41, p. 1193-1200, 2012.

303. FABIANO, Luiz Hermenegildo.; SILVA, Franciele Alves. Massificação cultural, práticas educativas e autonomia social. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 2012, 2012.

302. GONÇALVES, Michelle Carreirão.; VAZ, Alexandre Fernandez. Mímesis e Estética da Presença: o esporte como artefato estético a partir de Theodor W. Adorno e Hans Ulrich Gumbrecht. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 12, p. 96-99, 2012.

301. PINO, Ivany.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 967-972, 2012.

300. PUCCI, Bruno. A Dialética negativa enquanto metodologia de pesquisa em educação: atualidades.. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 08, p. 01-24, 2012.

299. PUCCI, Bruno. É a educação ética uma forma de violência contra o educando?. Linhas Críticas (Online), v. 18, p. 283-298, 2012

298. PUCCI, Bruno. Ser autônomo não é apenas saber dominar bem as tecnologias: entrevista. IHU em Revista online, v. 386, p. 52-54, 2012

297. PUCCI, Bruno. Theodor Adorno e a frieza burguesa em tempos de tecnologias digitais. Cadernos IHU Idéias (UNISINOS), v. 172, p. 01-16, 2012.

296. PUCCI, Bruno.; MARCON, Gilberto Brandão. O non-sens e a mútua dependência das personagens de Beckett em Fim de Partida. Artefilosofia (UFOP), v. 13, p. 132-146, 2012.

295. RODRIGUES, Luciana Azevedo.; FARIAS, Marcio Norberto. A desatenção como um eco da paixão pelo real. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 441-458, 2012.

294. ROMEIRO, Artieres Estevão.; GOMES, Luiz Roberto. Indústria Cultural, Barbárie Estética e Educação. Revista Impulso, v. 22, p. 37-48, 2012.

293. SANTOS, Janaina Roberta.; GOMES, Luiz Roberto. Indústria cultural, docência e as implicações da semiformação na compreensão da relação sociedade-natureza. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 17, p. 251-261, 2012.

292. SILVA, Luiz Batista Oliveira. O complexo de Zé Ninguém e a Educação em W. Reich. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. V.22, p. 93-107, 2012.

2011

291. ALBINO, Beatriz Staimbach.; HAMMES, Priscila Daniela.; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre o bem-estar na revista Boa Forma: corpo, lazer, normalização. Educação e Realidade, v. 36, p. 569-585, 2011.

290. ALMEIDA, Felipe Quintão de.; VAZ, Alexandre Fernandez. (Re)descrevendo Foucault: com Rorty, contra Rorty. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 34, p. 193-214, 2011.

289. ALMEIDA, Felipe Quintão de.; VAZ, Alexandre Fernandez. Richard Rorty e a “agenda pós”: críticas, interpretações, redescrições. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 295-324, 2011.

288. AZEVEDO, Fernanda Vicente de.; BOMBASSARO, Ticiane.; VAZ, Alexandre Fernandez. Escolarização do Corpo e controle de si na Revista Estudos Educacionais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 302-315, 2011.

287. BARROS FILHO, Jomar.; PEGORARO, João Luiz.; GOMES, Luiz Roberto. Et al. A programação infatil na televisão aberta: a (des) informação das crianças. Revista Iberoamericana de Educación (Online). v. 55, p.1-10. Madrid, 2011.

286. BASSANI, Jaison José.; VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte, técnica e juventude: notas sobre a antropologia filosófica de José Ortega y Gasset. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 17, p. 431-442, 2011.

285. BASSANI, Jaison José.; VAZ, Alexandre Fernandez. Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 151-165, 2011.

284. BASSANI, Jaison José.; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 16, p. 9-32, 2011.

283. DURÃO, Fabio Akcelrud. De volta a Adorno na interpretação da cultura. Fronteiraz (São Paulo), v. 7, p. 1, 2011.

282. DURÃO, Fabio Akcelrud. Do texto à obra. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 13, p. 67-81, 2011.

281. DURÃO, Fabio Akcelrud. Towards a critical semiology of noise (2010). Olho d’água, v. 2, p. 20-30, 2011.

280. DURÃO, Fabio Akcelrud. Um esquecimento e dois conceitos. Constelaciones – Revista de Teoría Crítica, v. 3, p. 118-129, 2011.

279. FONTE, Sandra Soares Della.; LOUREIRO, Robson. Educação escolar e o multiculturalismo intercultural:crítica a partir de Simone de Beauvoir. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 177-193-177, 2011.

278. GOMES, Luiz Roberto. A Programação Infantil na Televisão Aberta: a (des) informaçação das crianças. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 55, p. 1-10, 2011.

277. GONÇALVES, Michelle Carreirão.; VAZ, Alexandre Fernandez. Domínio de si, técnica e criação: um comentário sobre o filme Cisne Negro , de Darren Aronofsky. Revista Lindes: Estudios Sociales del Arte y la Cultura, v. 3, p. 1-6, 2011.

276.GONÇALVES, Michelle Carreirão.; VAZ, Alexandre Fernandez. Dor, domínio do corpo, conformações subjetivas: um estudo sobre o balé. Impulso (Piracicaba Eletrônica), v. 21, p. 85-95, 2011

275. LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. O que há para além do princípio do prazer? a psicanálise revisitada pela teoria crítica da sociedade. Cadernos de Psicanálise (Rio de Janeiro. 1982) (Cessou em 1996), v. 27, p. 321-345, 2011.

274. OLIVEIRA, Alessandro Eleutério.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Alunos e professores no orkut: A educação escolar na arena ciberespacial. Linhas Críticas (UnB), v. 17, p. 561-582, 2011

273. PUCCI, Bruno.; DURÃO, Fábio Akcelrud. Teoria Crítica, natureza, sociedade: crises. Constelaciones Revista de Teoria Crítica, v. 2, p. 279-282, 2011.

272. PUCCI, Bruno.; MWEWA, Christian Muleka. Conversa desarmada: Teoria, Crítica e Literatura. Crítica Cultural, v. 06, p. 1-14, 2011

271. RICHTER, Ana Cristina.; GONÇALVES, Michelle Carreirão.; VAZ, Alexandre Fernandez. Considerações sobre a presença do esporte na Educação Física Infantil: reflexões e experiências. Educar em Revista (Impresso), v. 41, p. 181-195, 2011.

270. RICHTER, Ana Cristina.; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a tutela dos corpos infantis na rotina alimentar da creche. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, p. 486-501, 2011.

269. SILVA, Alex Sander da. Notas Marginais sobre Educação como Resistência Crítica em Theodor W. Adorno. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 6, p. 278-288, 2011.

268. SILVA, Luzia Batista de Oliveira. A interpretação hermenêutica em Paul Ricoeur: uma possível contribuição para a Educação. Comunicações (UNIMEP), v. ano 18, p. 19-36, 2011.

267. SIQUEIRA, Paula.; GOMES, Luiz Roberto. Indústria Cultural, Cinema e Educação: o potencial emancipatório do cinema na formação cultural da sociedade. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 15, p. 285-313, 2011.

266. TURELLI, Fabiana Cristina.; VAZ, Alexandre Fernandez. Lutadora, pesquisadora: lugares, deslocamentos e desafios em uma prática investigativa. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso), v. 19, p. 895-910, 2011.

265. VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte e sociedade, segundo Theodor W. Adorno. Constelaciones. Revista de Teoría Critica, v. 3, p. 257-268, 2011.

264. VAZ, Alexandre Fernandez. Resenha a Culture Industry Today (Indústria cultural: conceito, atualidade, movimento). Constelaciones. Revista de Teoría Crítica, v. 3, p. 379-382, 2011.

263. VAZ, Alexandre Fernandez. Soccer, Improvisation, Clichés: Brazilianness in Dispute. Critical Studies in Improvisation / Études critiques en improvisation, v. 7, p. 1-4, 2011.

262. VAZ, Alexandre Fernandez.; GONÇALVES, Michelle Carreirão. Resenha de Ladrões de palavras: ensaio sobre o plágio, a psicanálise e o pensamento. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 16, p. 793-795, 2011.

261. ZUIN, Antônio Alvaro Soares. Indústria cultural e semiformação: A atualidade da educação após Auschwitz. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 25, p. 607-634, 2011.

260. ZUIN, Antônio Alvaro Soares. O Trote universitário como violência espetacular. Educação e Realidade, v. 36, p. 587-604, 2011.

259. ZUIN, Vania Gomes.; ZUIN, Antônio Alvaro Soares. Memória, internet e aprendizagem turbo. Currículo sem Fronteiras, v. 11, p. 221-239, 2011.

258. ZUIN, Vania Gomes.; ZUIN, Antônio Alvaro Soares. Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada. Educar em Revista (Impresso), v. 42, p. 1-15, 2011.