Capítulos de Livros

2016

473. FRANCO, Renato. Literatura de resistência e alegoria. Um estudo sobre o romance da época da ditadura militar. in FRANCO, R.; ZUIN, A.A.S.; LASTÓRIA, L.A.N.C.  Teoria Crítica no Brasil e na América Latina. Vol. 5 Coleção Teoria Crítica. São Paulo, Editora Nankin, 2016. ISBN 978-85-7751-110-5

472. CAMPOS, Nilce M. A. de A. Reflexões sobre a presençaa das TICs no ensino público fundamental brasileiro. In: In: MAIA, A. F.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N.. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicologicos. 1 ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2015, v. 2, p. 55-62.

471. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da ; MAIA, A. F. . DigitalKultur und Bildung: Überlegungen zu Technologie, Sprache un Ästhetik. In: Andreas Gruschka; Luiz A. C. Nabuco Lastória. (Org.). Zur Lage Der Bildung – Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien. 1 ed. Frankfurt-DE: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 131-146.

470. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da . Indústria Cultural e Digitalização da Informação: Mudanças de Plataformas em Redes de Racionalidade. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Teoria crítica da Cultura Digital: Aspectos Educacionais e Psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 155-167.

469. DURÃO, F. A. . Le monologisme du multiple. In: Carine Durand & Sandra Raguenet. (Org.). L’Amérique latine entre critique et théorie: une autre regard sur la littérature. 1 ed. Paris: Garnier Classique, 2015, v. 1, p. 95-112.

468. LASTÓRIA, L. A. C. N. ; GOMES, L.R. . Erziehung zur Emanzipation oder zur flexiblen Persönlichkeit: eine politische und psychoanalytische Analyse ihrer aktuellen Bedingungen. In: Gruschka/Lastória. (Org.). Zur Lage der Bildung Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien. 1 ed. Frankfurt-DE: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 47-72.

467. LASTÓRIA, L. A. C. N. . A teoria freudiana do trauma: apropriações para a crítica do desenvolvimento tecnológico. In: MAIA, A. F.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N.. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicologicos. 1 ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2015, v. 2, p. 181-192.

466. LOUREIRO, Robson ; LOUREIRO, ROBSON . Memória e elaboração do passado no cinema de Alexander Kluge e na filosofia de Theodor Adorno. In: PUCCI; Bruno; FRANCO, Renato; GOMES, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica na Era Digital: Desafios. 1 ed. SÃO PAULO: NANKIN, 2015, v. 1, p. 171-196.

465. MAIA, Ari Fernando . Cultura Afirmativa, Indústria Cultural e o problema da Formação: alguns apontamentos. In: Euzébios, Antonio. (Org.). Identidade, Arte e Cultura: contribuições marxistas. 1 ed. São Paulo: Grupo Editorial Scortecci, 2015, v. 1, p. 49-66.

464. PETRY, Franciele Bete ; Vaz, Alexandre Fernandez . Experiência do pensamento: revisitando o tema da Educação em Theodor W. Adorno. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. , p. 129-143.

463. PUCCI, B. ; SILVA, L. B. de O. . Aktuelle Verbindung zwischen Bildung und kritischer Gesellschaftstheorie in Brasilien. In: Andreas Gruschka; Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Zur Lage der Bildung kritische Diagnosen aus Brasilien und Deutschland. 1 ed. Opladen, Berlim & Totonto: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. , p. 13-27.

462. RODRIGUES, Luciana Azevedo ; FARIAS, Márcio Norberto . Os tabus acerca da docência na sociedade excitada. In: MAIA, A.F.; ZUIN, A. A. S; LASTÓRIA, L.A.C.N.. (Org.). Teoria Crítica na cultura digital:aspectos educacionais e psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 43-54.

461. SILVA, L.B.O. . A leitura da obra de arte como narrativa e a educação como direito de sonhar. In: Thiago Henrique Barnabé Corrêa. (Org.). A Educação como arte de sonhar. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 35-62.

460. ZUIN, Antônio A. S. . Die Neun Medien und der Veränderung der Beziehung zwischen Lehrer and Schüler. In: Gruschka, Andreas & Latória, Luiz. (Org.). Zur Lage der Bildung. 1ed. Frankfurt am Main: Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 165-181.

459. ZUIN, Vania Gomes ; ZUIN, Antônio A. S. . A Indústria Cultural Digital a Revolução Microleletrônica. In: Ari Maia, Antônio Zuin & Luiz Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital. 1ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 203-215.

2015

458. CAMPOS, Nilce M. A. de A. Reflexões sobre a presençaa das TICs no ensino público fundamental brasileiro. In: In: MAIA, A. F.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N.. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicologicos. 1 ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2015, v. 2, p. 55-62.

457. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da ; MAIA, A. F. . DigitalKultur und Bildung: Überlegungen zu Technologie, Sprache un Ästhetik. In: Andreas Gruschka; Luiz A. C. Nabuco Lastória. (Org.). Zur Lage Der Bildung – Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien. 1 ed. Frankfurt-DE: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 131-146.

456. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da . Indústria Cultural e Digitalização da Informação: Mudanças de Plataformas em Redes de Racionalidade. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Teoria crítica da Cultura Digital: Aspectos Educacionais e Psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 155-167.

455. DURÃO, F. A. . Le monologisme du multiple. In: Carine Durand & Sandra Raguenet. (Org.). L’Amérique latine entre critique et théorie: une autre regard sur la littérature. 1 ed. Paris: Garnier Classique, 2015, v. 1, p. 95-112.

454. LASTÓRIA, L. A. C. N. ; GOMES, L.R. . Erziehung zur Emanzipation oder zur flexiblen Persönlichkeit: eine politische und psychoanalytische Analyse ihrer aktuellen Bedingungen. In: Gruschka/Lastória. (Org.). Zur Lage der Bildung Kritische Diagnosen aus Deutschland und Brasilien. 1 ed. Frankfurt-DE: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 47-72.

453. LASTÓRIA, L. A. C. N. . A teoria freudiana do trauma: apropriações para a crítica do desenvolvimento tecnológico. In: MAIA, A. F.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N.. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicologicos. 1 ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2015, v. 2, p. 181-192.

452. LOUREIRO, Robson ; LOUREIRO, ROBSON . Memória e elaboração do passado no cinema de Alexander Kluge e na filosofia de Theodor Adorno. In: PUCCI; Bruno; FRANCO, Renato; GOMES, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica na Era Digital: Desafios. 1 ed. SÃO PAULO: NANKIN, 2015, v. 1, p. 171-196.

451. MAIA, Ari Fernando . Cultura Afirmativa, Indústria Cultural e o problema da Formação: alguns apontamentos. In: Euzébios, Antonio. (Org.). Identidade, Arte e Cultura: contribuições marxistas. 1 ed. São Paulo: Grupo Editorial Scortecci, 2015, v. 1, p. 49-66.

450. PETRY, Franciele Bete ; Vaz, Alexandre Fernandez . Experiência do pensamento: revisitando o tema da Educação em Theodor W. Adorno. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. , p. 129-143.

449. PUCCI, B. ; SILVA, L. B. de O. . Aktuelle Verbindung zwischen Bildung und kritischer Gesellschaftstheorie in Brasilien. In: Andreas Gruschka; Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Zur Lage der Bildung kritische Diagnosen aus Brasilien und Deutschland. 1 ed. Opladen, Berlim & Totonto: Verlag Barbara Budrich, 2015, v. , p. 13-27.

448. RODRIGUES, Luciana Azevedo ; FARIAS, Márcio Norberto . Os tabus acerca da docência na sociedade excitada. In: MAIA, A.F.; ZUIN, A. A. S; LASTÓRIA, L.A.C.N.. (Org.). Teoria Crítica na cultura digital:aspectos educacionais e psicológicos. 1 ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 43-54.

447. SILVA, L.B.O. . A leitura da obra de arte como narrativa e a educação como direito de sonhar. In: Thiago Henrique Barnabé Corrêa. (Org.). A Educação como arte de sonhar. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 35-62.

446. ZUIN, Antônio A. S. . Die Neun Medien und der Veränderung der Beziehung zwischen Lehrer and Schüler. In: Gruschka, Andreas & Latória, Luiz. (Org.). Zur Lage der Bildung. 1ed. Frankfurt am Main: Barbara Budrich, 2015, v. 1, p. 165-181.

445. ZUIN, Vania Gomes ; ZUIN, Antônio A. S. . A Indústria Cultural Digital a Revolução Microleletrônica. In: Ari Maia, Antônio Zuin & Luiz Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital. 1ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. 1, p. 203-215.

2014

444. FRANCO, R. Cinema, política e dialética em Walter Benjamin e Guy Debord. in Paula Ramos (Org.). Políticas e Poéticas do Inconformismo. ED Azougue, Rio de janeiro, 2014, ISBN 978-85-7920-141-7

443. DURÃO, F. A. . Variações sobre os equívocos do debate do cânone. In: Paula Ramos; Renato Franco. (Org.). Políticas e Poéticas do Inconformismo. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue, 2014, v. , p. 211-224.

442. DURÃO, F. A. . Adorno e Derrida: uma tentativa de aproximação. In: Rafael Haddock-Lobo et al.. (Org.). Heranças de Derrida: da linguagem à estética. 1ed. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2014, v. 2, p. 1-28.

441. DURÃO, F. A. . Do texto à obra. In: Flavia Nascimento Falleiros; Márcio Scheel. (Org.). Reflexões sobre a modernidad. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. 1, p. 194-209.

440. DURÃO, F. A. . Sobre a literatura da destruição e o *Ulisses*, de James Joyce. In: Ana Carolina de Araújo Silva; Leila Maria Franco; Rodrigo Daniel Levoti Portari. (Org.). Comunicação, Texto e Discurso. 1ed. Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2014, v. 1, p. 181-198.

439. DURÃO, F. A. . Mutações na prática crítica. In: PUCCI, Bruno; FRANCO, Renato; GOMES, Luiz Roberto. (Org.). Teoria crítica na era digital: desafios. 1ed. São Paulo: Nankin, 2014, v. 1, p. 249-264.

438. GOMES, L. R. . O diálogo como fundamento político da democracia. In: Mühl, Eldon Henrique; GOMES, Luiz Roberto; Zuin, Antonio Álvaro Soares. (Org.). Teoria Crítica, Filosofia e Educação. 1ed. Maringá PR e Passo Fundo RS: EDUEM e EDUPF, 2014, v. 1, p. 73-88.

437. LASTÓRIA, L. A. C. N. . Corpo, Erotismo e Sexualidade sob a Ótica Psicanalítica. In: Ribeiro, Paulo Rennes Marçal et al.. (Org.). Sexualidade, gênero e educação sexual: diálogos Brasil-Portugal. 344 ed. Ararquara, SP: Padu Aragon, 2014, v. 1, p. 337-337.

436. MAIA, Ari Fernando; ROMERO, N. H. . Estereótipos de Género en Algunos Videoclips: afirmación o subversión? In: Jabonero, Mariano; Bris, Mario Martín; Arias, Adriana Martínez; Bizelli, José Luís. (Org.). Miradas Diversas de la Educación en Iberoamérica. !ªed.Bucaramanga, CO: Editora UNAB, Colômbia, 2014, v. 1, p. 219-236.

435. MAIA, Ari Fernando. Cronos Acorrentado? Notas sobre a temporalidade na cultura digital. In: Pucci, Bruno; Franco, Renato; Gomes, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica na Era Digital: desafios. 1ed. São Paulo: Nankin, 2014, v. 1, p. 225-236.

434. PUCCI, B. . Na Educação Escolar a frieza concretiza-se de forma especial (Apresentação). In: Autor: Andreas Gruschka. (Org.). Frieza Burguesa e Educação: a frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação. 1ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2014, v. 1, p. 15-30.

433. PUCCI, B. . Theodor Adorno e a frieza burguesa em tempos de tecnologias digitais. In: Bruno Pucci; Renato Franco; Luiz Roberto Gomes. (Org.). Teoria Crítica na era digital: desafios. 1ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2014, v. 1, p. 47-60.

432. VILELA, R. A.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares; PUCCI, Bruno; LASTÓRIA, L. C. . Die Beziehung zwischen Kriticher Theorie, Erziehungwissenchaft und Shulforchung in Brasilien. In: Christoph Leser; Torsten Pflugmacher; Marion Pollmanns; Jens Rosch; Johannes Twardella. (Org.). (Org.). Zueignung: Pädagogik und Widerspruch. 1ed. Berlim: Verlag Barbara Budrich, 2014, v. 1, p. 97-113.

431. ZUIN, Antonio Alvaro Soares; COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Ética e Formação: O Elogio ao processo Argumentativo. In: Eldon Henrique Mühl; Luiz Roberto Gomes; Antonio Álvaro Soares Zuin. (Org.). Teoria Crítica, Filosofia e Educação – Homenagem a Pedro L. Goergen. 1ed. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo Editora, 2014, v. 1, p. 185-199.

430. DELA VALE, André ; PUCCI, B. ; ROMEIRO, Artieres E. . As conversões de São Paulo de Caravaggio: duas obras, vários enigmas. In: FREITAS, V.; DUARTE, R.; CECCHINATO, G.; SILVA, C. V. da. (Org.). Gosto, Interpretação e Crítica. 1ed.Belo Horizonte: Relicário Edições, 2014, v. 01, p. 13-24.

429. DURÃO, F. A. . De la technologisation de l’exegese politique de la littérature: le cas de Fredric Jameson. In: Carlo Umberto Arcuri; Andréas Pfersmann. (Org.). L’interprétation politique des oeuvres littéraires. 1ed.Paris: Éditions Kimé, 2014, v. 1, p. 113-126.

428. FABIANO, L. H. . Escola de Frankfurt e Educação: sociedade de massa e potencial formativo. In: Lizete Shizue Bomura Maciel, Renata de Almeida Vieira e Fátima Cristina Lucas de Souza. (Org.). Pesquisa em Educação: diferentes abordagens teórico-metodológicas. 1ed.Maringá: Eduem, 2014, v. , p. 125-134.

427. GOMES, L. R. . Jürgen Habermas: ação comunicativa, esfera pública e educação. In: Marcos Francisco Martins; Ascísio Reis Pereira. (Org.). Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos. 1ed.São Carlos: EDUFSCAR, 2014, v. 1, p. 447-460.

426. PUCCI, B. . O riso e o trágico na indústria cultural: a catarse administrada (4a. reimpressão). In: Alonso Bezerra de Carvalho; Wilton Carlos Lima da Silva. (Org.). Sociologia e Educação: Leituras e Interpretações. 4a.ed.São Paulo: Avercamp, 2014, v. , p. 97-112..

425. Vilela, R. A. T. ; ZUIN, Antonio Álvaro Soares ; PUCCI, B. ; Lastoria, LACN . Die Beziehung zwischen Kritischer Theorie, Erziehungswissenschaft und Schulforschung in Brasilien. In: Christoph Leser; Torsten Pflugmacherr; Marion Pollmanns; Jens Rosch; Johannes Twardella. (Org.). Zueignung Pädagogik und Widerspruch. 1ed.Berlin: Verlag Barbara Budrich, 2014, v. , p. 97-112.

2013

424. DELLA FONTE, S. S. ; LOUREIRO, R. . Planejamento educacional: de sua centralidade ao seu esvaziamento. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi e FONSECA, Marilia. (Org.). Política e planejamento educacional no Brasil do século XXI. 1ed.BRASÍLIA: LIBER, 2013, v. 1, p. 200-220.

423. BARCELLOS, A. C. K. ; SILVA, L. B. O. ; PADILHA, A. M. . A importância dos textos na alfabetização: reflexões diante da sociedade de consumo. Diálogo em educação. Um caminho ou uma nova paideia para uma reflexão sobre a educação numa sociedade de consumidores. 1ed.São Carols: Pedro & João, 2013, v. 1, p. 15-26.

422. DURÃO, F. A. ; FENERICK, J. A. . Las aventuras de una técnica: el dodecafonismo viaja al Brasil. In: María Cándida Ferreira de Almeida; Norman Valencia. (Org.). Pensar el Brasil hoy. Teorías literarias y crítica cultural en el Brasil contemporáneo. 1ed.Bogotá: Ediciones Uniandes, 2013, v. , p. 161-180..

421. PARESCHI, C. Z. ; MILLANI, Helena de Fátima Bernardes ; SILVA, L.B.O. . O uso do celular na sala de aula por alunos adolescentes: análises a partir da teoria crítica. In: Silva, L.B.O.; Barcellos, A. C. K.; Padilha, A.M.L.. (Org.). O diálogo em educação: um caminho ou uma nova paidéia para uma reflexão sobre a educação numa sociedade de consumidores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, v. 1, p. 27-44.

420. PUCCI, B. . Teoria Crítica e Educação: pesquisa e produção do conhecimento. In: Alex Sander da Silva; Ilton Benoni da Silva; Vidalcir Ortigara. (Org.). Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas. 1a.ed.Criciúma, SC: Editora da UNESC, 2013, v. , p. 79-110.

419. VAZ, Alexandre Fernandez ; GONÇALVES, Michelle Carreirão . Formação e estética dos esportes: contribuições a partir de Theodor W. Adorno. In: Valeira Varea; Eduardo Galak. (Org.). Cuerpo y Educación Física. Perspectivas latinoamericanas para pensar la educación de los cuerpos. 1ed.Buenos Aires: Biblos, 2013, v. , p. 127-145.

418. VAZ, Alexandre Fernandez . Esporte, cultura de massas: comentários segundo uma teoria crítica da sociedade. In: Bernardo Borges Buarque de Hollanda; joão Manuel Casquinha Malaia dos Santos; Luiz Henrique de Toledo; Victor Andrade de Melo. (Org.). Olho no lance: ensaios sobre esporte e televisão. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013, v. , p. 17-31.

417. VILELA, Rita Amelia. T. . Evidências empírcas do empobrecimento da experiência formativa na sala de aula do ensino médio. In: JOSÉ CARLOS MORGADO; LUCÍOLA LICÍNIO DE CASTRO PAIXÃO SANTOS; MARLUCY PARAÍSO. (Org.). ESTUDOS CURRICULARES: um debate contemporâneo. 1ed.CURITIBA: CRV, 2013, v. 1, p. 209-230.

416. ZUIN, Antonio Alvaro Soares . Interatividade, Singularidade E Mundo Comum: A Relação Professor-Aluno Na Era Da Revolução Microeletrônica. In: Amarildo Trevisan E Noeli Rossatto. (Org.). Filosofia E Educação: Interatividade, Singularidade E Mundo Comum. 1ed.Campinas: Mercado De Letras, 2013, V. 1, P. 16-31.

2012

415. FRANCO, Renato. Uma ameaça para o pensamento crítico: controle do espaço, desdemocratização e Estado Beligerante. (em colaboração com Débora Carvalho) in PUCCI, B.; COSTA, B.C.G.; DURÃO, F.A. (Orgs). Teoria Crítica e Crises. Reflexões sobre cultura, estética e educação. Campinas, Ed Autores Associados, 2012.

414. COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da . Comunicação e Linguagem: Passagens das Rotativas para a Virtualização. In: Bruno Pucci; Belarmino Cesar Guimarães da Costa; Fábio A. Durão. (Org.). Teoria Crítica e Crises – Reflexões sobre Cultura, Estética e Educação. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 205-219.

413. DURÃO, F. A. . De volta a Adorno na Interpretação da Cultura. In: Masaki Nakamasa. (Org.). Hihanriron to shakairiron 2: Kuritike — Teoria Crítica e Teoria Social 2: Crítica. 1ed.Tóquio: Ochanomizusyoten, 2012, v. , p. 97-120.

412. DURÃO, F. A. . Do Texto à Obra. In: Antônio A.S. Zuin; Luiz A. Calmon N. Lastória; Luiz Roberto Gomes. (Org.). Teoria crítica e formação cultural. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 219-238.

411. FABIANO, L. H. . O discreto charme do esclarecimento: magia, arte e racionalidade obscurantista. 1ed.: Autores Associados, 2012, v. , p. 237-.

410. FELIX, J. C. ; PONTE, C. A. ; DURÃO, F. A. . A dialética da intoxicação em *Mistérios e Paixões*. In: Ravel Giordano Paz; Fabio Akcelrud Durão. (Org.). A Indústria Radical: Leituras de cinema como arte-inquietação. 1ed.São Paulo: Nankin Editorial, 2012, v. , p. 255-282.

409. GOMES, L. R. . EaD e a legitimação do saber tecnico-cientifico na educacao superior brasileira. In: Dileno Dustan Lucas de Souza, Joao dos Reis Silva Jr, Maria das Graças Soares Floresta. (Org.). Educacão a distancia diferentes abordagens criticas 2a. ed. 2ed.Sao Paulo: Xama, 2012, v. 1, p. 109-124.

408. MAIA, Ari Fernando . As aporias do conceito de autonomia: contribuições pontuais para a educação emancipatória. In: Zuin, A. A. S.; Lastória, L. A. C. N.; Gomes, L. R.. (Org.). Teoria Crítica e Formação Cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos. 1ªed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 73-88.

407. PUCCI, B. ; Betty, Christine B. ; Cardoso, Mara Yáskara Nogueira Paiva . A Formação Docente via Educação a Distância Virtual: reflexões. In: Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo; Ana Paula Cordeiro; Simone Ghedini Costa Milanez. (Org.). Formação da pedagoga e do pedagogo : pressupostos e perspectivas. 1aed.Marília e São Paulo: Oficina Universitária ; Cultura Acadêmica,, 2012, v. 1, p. 119-132.

406. PUCCI, B. ; MWEWA, Christian M. . Conversa desarmada: Teoria, Crítica e Literatura. In: MWEWA, Christian M.; SÁ, Ana L.; VAZ, Alexandre F.. (Org.). O verso do anverso: teoria, crítica e literatura africana. 1ªed.São Leopoldo, RS: Nova Harmonia, 2012, v. , p. 257-269.

405. PUCCI, B. . À guisa de Prefácio: ambivalências na relação entre professor e aluno em tempos de tecnologias digitais. In: Antonio Àlvaro Soares Zuin. (Org.). Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico. 01ed.São Paulo: Cortez, 2012, v. 01, p. 09-20.

404. PUCCI, B. . Educação a Distância Virtual e Formação de Professores no Brasil: considerações sobre as Políticas Educacionais a partir de 1996. In: Bruno Pucci; Belarmino Cesar G. da Costa; Fabio A. Durão. (Org.). Teoria Crítica e Crises: reflexões sobre Cultura, Estética e Educação. 01ed.Campinas, SP: Autores Associados, 2012, v. 01, p. 181-204.

403. PUCCI, B. . O riso e o trágico na indústria cultural: a catarse administrada (2a. reimpressão). In: CARVALHO, A. B. de; SILVA, W. C. L. da. (Org.). Sociologia e Educação. 1aed.São Paulo: Avercamp (2ª reimpressão), 2012, v. 1, p. 97-112.

402. PUCCI, B. . O riso e o trágico na indústria cultural: a catarse administrada (3a. reimpressão). In: Alonso Bezerra de Carvalho; Wilton Carlos Lima da Silva. (Org.). Sociologia da Educação: Leituras e Interpretações. 3ed.São Paulo: Avercamp, 2012, v. , p. 97-112.

401. PUCCI, B. . Os pensadores na análise dos problemas do seu tempo: lições. In: Carmen Lúcia Fornari Diez. (Org.). Instigar a Pensar e a Questionar: o sentido do ensino de Filosofia. 01ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, v. 01, p. 49-74.

400. PUCCI, B. . Para Rosa com Adorno: a luta agônica da palavra e do conceito em busca do quem das coisas. In: MWEWA, Christian. M. ; SÁ, Ana L. ;VAZ, Alexandre F. (Org.). O verso do anverso: teoria, crítica e literatura africana. 1ªed.São Leopoldo, RS: Editora Nova Harmonia, 2012, v. , p. 191-204.

399. RODRIGUES, Luciana Azevedo . A desatenção no processo formativo. In: Zuin, Antônio Alvaro Soares; Lastória, Luis Calmon Nabuco, Gomes, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica e Formação Cultural:aspectos filosóficos e sociopolíticos. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, v. , p. 183-200.

398. SILVA, L.B.O. . Adorno e Bachelard – olhares que se cruzam sob a educação. In: Bruno Pucci; Belarmino Cesar G. da Costa; Fábio A. Durão (orgs.). (Org.). Teporia Crítica e crises: Reflexões sobre cultura, estética e educação.. 1ed.Campinas: Autores Associados / CNPq / CAPES, 2012, v. 1, p. 121-134.

397. VILELA, Rita Amelia. T. . A pesquisa empírica da sala de aula na perspectiva da Teoria Crítica: aportes metodológicos da hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann. In: PUCCI, Bruno; COSTA, Belarmino César da; DURÃO, Fábio A.. (Org.). Teoria Crítica e Crisis: Reflexões sobre cultura, estética e educação.. 1ed.São Paulo: Autores Associados, 2012, v. 1, p. 157-180.

396. Zuin, Antônio . A Indústria Cultural Da Infância E O Cyberbullying. In: Silvia Zanolla. (Org.). Cultura, Infância E Educação. 1ed.Campinas: Átomo E Alinea, 2012, V. 1, P. 81-99.

395. Zuin, V. G. ; Zuin, Antonio A. S. . A Indústria Cultural E A Insustentabilidade Dos Rótulos Verdes. In: Antonio A.S.Zun, Luis Calmon Lastória E Luiz Roberto Gomes. (Org.). Teoria Crítica E Formação Cultural: Aspectos Filosóficos E Sociopolíticos. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2012, V. 1, P. 105-123.

2011

402. CASTRO, Magali de.; VILELA, Rita Amelia. T. Refletindo sobre a experiência de pesquisa na abordagem sócio-histórica. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO; Marília Pinto; VILELA, Rita Amelia Teixeira. (Org.). Itinerários de pesquisa. Persepctivas qualitativas em sociologia da educação. 2a ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, v. 01, p. 222-244.

401. DURÃO, F. A. *Ulisses*, de James Joyce, é um livro. In: Rejane Centurion, Mônica Cruz, Isaías Batista. (Org.). Linguagem e(m) interação. Cárceres: Editora da Unemat, 2011, v. , p. 89-93.

400. DURÃO, F. A. Teoria da dor de um poema. In: J. Guillhermo Milán-Ramos; Nina Virgínia de Araújo Leite. (Org.). entreAto: o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 297-305.

399. DURÃO, F. A. Teoria Norte-Americana: ideias e locais de enunciação. In: Marilene Weinhardt; Maurício Mendonça Cardozo. (Org.). Centro, Centros: Literatura e Literatura Comparada em Discurso. Curitiba: Editora da UFPR, 2011, v. , p. 135-152.

398. DURÃO, F. A.; FENERICK, J. A. The Adventures of a Technique: dodecaphonism travels to Brazil. In: Frassinelli, Pier Paolo; Ronit Frenkel; David Watson (Orgs.). (Org.). Traversing Transnationalism. Amsterdã: Rodopi Press, 2011, v. , p. 209-226.

397. GONÇALVES, Gisele Carreirão.; VAZ, Alexandre Fernandez.; FERNANDES, L. L. Itinerários da inclusão de portadores de necessidades educativas especiais: um estudo sobre uma menina surda em aulas regulares de Educação Física. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). Educação do corpo em ambientes educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. 1, p. 113-126.

396. INVERNIZZI, Lisandra.; VAZ, Alexandre Fernandez. Educação Física em ambientes hospitalares: notas para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. In: SHILKE, A. L.;NUNES, L. B.; AROSA, A. C.. (Org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011, v. , p. 129-138.

395. LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. Reflexões sobre a questão do sujeito psíquico em Adorno e Lacan. In: Angela Cristina Belém Mascarenhas e Silvia Rosa Silva Zanolla. (Org.). Sociedade, Subjetividade e Educação: perspectiva marxista e frankfurtiana. Campinas, SP: Alínea, 2011, v. 1, p. 147-164.

394. PETERS, Leila Lira.; VAZ, Alexandre Fernandez.; LOSSO, C. D. Identidade cultural e infância em uma experiência curricular integrada a partir do resgate das brincadeiras açorianas. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). A Educação do Corpo em Ambientes Educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. , p. 127-140.

393. PUCCI, Bruno. Teoria Crítica da Sociedade: categorias, análises, reflexões. In: Luzia Batista de Oliveira Silva; Ana Carolina Kastein Barcellos; Gilberto Brandão Marcon. (Org.). Sobre Teorias, Teóricos e Temas Relevantes em Educação. 1ª ed. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2011, v. 01, p. 133-152.

392. PUCCI, Bruno. A qualidade na Pós-Graduação em Educação: em busca do tempo perdido. In: Arilene Maria Soares de Medeiros; Joaquim Gonçalves Barbosa. (Org.). Interiorizando a Pós-Graduação stricto sensu em Educação no Rio Grande do Norte: desafios e perspectivas. Mossorá, RN: Editora da UERN, 2011, v. , p. 53-53.

391. PUCCI, Bruno. O riso e o trágico na Indústria Cultural: a catarse administrada. In: Alonso Bezerra de Carvalho e Wilton Carlos Lima da Silva. (Org.). Sociologia e Educação. 2ª ed. São Paulo: Avercamp (2ª reimpressão), 2011, v. , p. 97-112.

390. PUCCI, Bruno. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e a questão da Bildung em Theodor Adorno. In: Julio Cesar Werlang e Nilva Rosin. (Org.). Theodor Adorno: diálogos filosóficos em educação, ética e estética. 1ª ed. Passo Fundo, RS: Editora do IFIBE, 2011, v. , p. 13-42.

389. RICHTER, Ana Cristina.; VAZ, Alexandre Fernandez. Alimentação e higiene na rotina da Educação Infantil: qualidade de vida como artifício na instrução das condutas e potencialização dos filhos da nação. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). A Educação do Corpo em Ambientes Educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. , p. 161-188.

388. SILVA, Luzia Batista de Oliveira. Por uma Poética Filosófica da Infância. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B.. (Org.). Dilemas da Educação no Século XXI – Refletindo acerca de metodologias, ensino e pesquisa. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 153-170.

387. SILVA, Luzia Batista de Oliveira.; BARCELLOS, Ana Kastein. Walter Benjamin – “A crise do romance” e a educação. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B.. (Org.). Sobre Teorias, Teóricos e Temas relevantes em Educação. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 119-132.

386. SILVA, Luzia Batista de Oliveira.; MARCON, Gilberto Brandão. Mosaico da Infância: Educandário da Existência. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B. (Org.). Dilemas da Educação no Século XXI – Refletindo acerca de metodologias, ensino e pesquisa. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 115-136.

385. SILVA, Luzia Batista de Oliveira.; TELLES, Rodrigo Ferreira. Ser Criança e Infância em Cecília Meireles. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A.C.K.; MARCON, G.B.. (Org.). Sobre Teorias, Teóricos e Temas relevantes em Educação. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. 1, p. 173-192.

384. VAZ, Alexandre Fernandez. Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: Carmen Lúcia Soares. (Org.). Corpo e história. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2011, v. , p. 43-60.

383. VAZ, Alexandre Fernandez.; BASSANI, Jaison José.; SILVA, Aline Scotti da. Identidades e rituais na educação do corpo na escola: um estudo em aulas de Educação Física no ensino fundamental. In: Fábio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão (Org.). Educação do corpo em ambientes educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. , p. 25-49.

2010

382. ALMEIDA, Felipe Quintão de.; BRACHT, Valter.; VAZ, Alexandre Fernandez. Educação Física, pedagogia crítica e ideologia: gênese e interpretações. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 21, p. 317-331, 2015.

381. ANDRADE, Omir W.; PUCCI, Bruno. O trágico e o poético em Fogo Morto: análise de seus elementos estéticos. Impulso (Piracicaba), v. 25/52, p. 55-63, 2015.

380. FRANCO, Renato. O cinema e a liquidação da arte aurática. in LOUREIRO, Robson.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares (Orgs). A Teoria Critica vai ao cinema. Vitória, EDUFES, 2010.

379. GOMES, Luiz Roberto. Ação Comunicativa, democracia e formação política. In: Luiz Roberto Gomes, Osvaldo Freitas de Jesus e Bento Itamar Borges. (Org.). Direito e Democracia em Habermas: pressupostos e temas em debate. 1ed.São Paulo: Xamã e FAPEMIG, 2010, v. 1, p. 89-106.

378. GOMES, Luiz Roberto. Agir Comunicativo, Diálogo e Educação em Habermas. In: Pedro Goergen. (Org.). Educação e Diálogo. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 55-82.

377. GOMES, Luiz Roberto. EaD e a legitimação do saber técnico-científico na educação superior brasileira. In: João dos Reis Silva Jr (Org.). Educação à Distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010, v.,p. 1-20.

376. GOMES, Luiz Roberto. Os escritos de Jurgen Habermas sobre a universidade. In: José Carlos de Sousa Araújo. (Org.). Concepções de Universidade nos Séculos XIX e XX. 1ed.Brasília: Liber, 2010, v. , p. 1-23.

375. GOMES, Luiz Roberto. Teoria Crítica, educação e política. In: Antônio A. Zuin; Bruno Pucci; Luiz A. Calmon Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010, v. , p. 197-215.

374. PUCCI, Bruno.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares,. LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. Amor online e ressentimento entre professores e alunos. Teoria Crítica e inconformismo: Novas perspectivas de pesquisa. 1ed.Campinas: AUTORES ASSOCIADOS, 2010, v. 2000, p. 57-77.

373. ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O professor lixo e a sedução do anjo azul. In: LOUREIRO, Robson.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares (Org.). A Teoria crítica vai ao cinema. 1ed.Vitória- ES: EDITORA DA UFES, 2010, v. 1000, p. 97-114.

372. ZUIN, Antônio Alvaro Soares. Ressentimento e idealização entre alunos e professores. In: Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu e Maria dos Remédios de Brito (Org.). Educação em tempos precários. 1ed.Belém do Pará. Editora da Universidade Federal do Pará, 2010, v. 1, p. 109-125.

371. ZUIN, Antônio Alvaro Soares.; PESCE, Lucila. Razão instrumental, emancipação e formação online de educadores. In: SILVA, Marco.; PESCE, Lucila.; ZUIN, Antonio Alvaro Soares (Org.). Educação online. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2010, v. 1, p. 109-137.

2009

370. ALMEIDA, Felipe Quintão de.; BRACHT, Valter.; VAZ, Alexandre Fernandez . Educação Física, pedagogia crítica e ideologia: gênese e interpretações. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 21, p. 317-331, 2015.

369. ANDRADE, Omir W.; PUCCI, Bruno. O trágico e o poético em Fogo Morto: análise de seus elementos estéticos. Impulso (Piracicaba), v. 25/52, p. 55-63, 2015.

368. FRANCO, Renato. Tecnologia, cultura e política: notas sobre a obra de W Benjamin. in PUCCI, Bruno.; ALMEIDA, J.; LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco.; (Orgs) Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009, v. p. 103-113.

367. GOMES, Luiz Roberto. A Teoria da Solidariedade Social de Durkheim na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. In: Margarita Sgró. (Org.). Teoría crítica de la sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía. 1ed.Tandil – AR: FCH-Universidad Nacional del Centro de Buenos Aires, 2009, v. 1, p. 453-469.

366. ZUIN, Antônio Alvaro Soares. Sobre Corpos, Estampas e a doce paranóia. In: Bruno Pucci, Jorge Almeida e Luiz Lastória (Org.). Experiência Formativa e emancipação. 1ed.SÃO PAULO: NANKIN, 2009, v. 1, p. 287-303.