Dissertações

2015

180. Alessandra Martins dos Santos Verdin. Educação, formação humana e tecnologia: diálogos com o Homem Unidimensional de Marcuse. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Robson Loureiro.

179. Aline de Alvarenga Zouvi. A performance autobiográfica nos quadrinhos: um estudo de Alison Bechdel. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.

178. David Silva Bet. Televisão e Formação: análise da Pretensão Formativa do Programa Salto para o Futuro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Antônio Alvaro Soares Zuin.

177. Tainã Moreira Gomes. A educação pela dança no ensino básico de Goiás. Orientador: Bruno Pucci.

176. Nidal Alessandro Lima Abdalla. Educação e cultura à luz das categorias da tragédia ática em Nietzsche. Orientadora: Luzia Batista de Oliveira Silva.

2014

175. Camilla Martins. Educação do corpo na escola: o que se espera do ensino médio?. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.

174. Camila Sandim de Castro. Disciplina e indisciplina no processo educativo: uma reflexão crítica sobre os estudos pedagógicos e sobre uma experiência com o cinema. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, . Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.

173. Carlos Augusto Magalhães Junior. Educação Física Escolar, Esporte e (Semi)Formação: Reflexões a partir da Teoria Crítica da Sociedade. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, . Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.

172. Diogo Alfonso Garcia. A educação moral segundo Piaget e suas aplicações: uma análise a partir da Teoria Crítica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Ari Fernando Maia.

171. Jefferson Mercadante. A Higiene Mental na Escola Nova: uma abordagem a partir da atuação de Arthur Ramos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Ari Fernando Maia.

170. Marcus Vinicius de Souza Nunes. A História e o Outro. Indícios para uma teoria da formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.

169. Lutiele da Silva Ghelere. O Perfil do Bolsista Prouni na Unesc: entre os Limites e as Possibilidades do Ensino Superior. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, SEA/SC. Orientador: Alex Sander da Silva.

168. Hugo Gimenes de Lima. As Contribuições do Instagran na formação da cultura visual da sociedade contemporânea. Orientador: Bruno Pucci.

167. Rafael Trentin Scremin. Educação para a Paz ou a Paz para a Educação?. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.

2013

166. Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes. O olhar do Aluno Mediado pelas Tecnologias Digitais. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

165. Andrea de Lourdes Silva. As concepções de formação para a autonomia na educação a distância: olhares a partir da teoria crítica da sociedade. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras. Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.

164. Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto. Fetichismo na Música: do conceito adorniano à reflexão sobre (im) possibilidades formativas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Ari Fernando Maia.

163. Luciane de Oliveira Silva. Tecnologia em educação: um estudo sobre a. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Alex Sander da Silva.

162. Mara Salgado. Corporalidade da mulher artesã: elementos da formação cultural entre o anacronismo e o desejo de vida. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.

161. Mariana Coelho da Silveira. Tensões de um assistente social na assistência estudantil do CEFET/MG-Nepomuceno. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, . Orientador: Luciana Azevedo Rodrigues.

160. Omar Rodovalho Fernandes Moreira. “Dubliners” / “Dublinenses”: Retraduzir James Joyce. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.

159. Santiago Daniel Hernandez Ramos-Piloto. A Dimensão Formativa do Cinema e a Catarse Como Categoria Psicológica: um Diálogo Com a Psicologia Histórico-cultural de Vigotski. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, . Orientador: Robson Loureiro.

158. Sara Rocha Rangel Dutra. Memória e experiência no cinema de Wim Wenders – evidências de um diálogo com a filosofia de Walter Benjamin: cenas para uma educação dos sentidos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFES, . Orientador: Robson Loureiro.

157.Sandra Chedid Racy. Campinas Moderna: Imprensa, Educação e Modernidade. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.

156. Marcos Antonio dos Anjos. Modelo de Classificação e Estimativa do Impacto de Publicações no Twitter. Orientador: Belarmino Cesar Guimarães da Costa.

155. Claudinei Zaghi Pareschi. A Formação Continuada de Professores de Filosofia na REDEFOR: análises. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Pucci.

154. Ediney Silva Paiva. Alegoria em Walter Benjamin: ecos em José Saramago. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.

153. Fabrício Moraes Cunha. A catarse teatral na formação humana. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, . Orientador: Robson Loureiro.

152. Karina Farias. O Radioeducativo em espaços alternativos de educação: a experiência do Comunicasom. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Alex Sander da Silva.
151. Raniely Nascimento Kiihl. Experiência estética e educação: a contribuição filosófica de Theodor W. Adorno. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Robson Loureiro.

150. Roberto César Barros Gonzaga. “Educação para autonomia como experiência formativa em Theodor W. Adorno”. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.

149. Tamiris Souza de Oliveira. Sobre o conceito de Katarsis na filosofia de Theodor Adorno: desdobramentos para uma teoria crítica da educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória. Orientador: Robson Loureiro.

2012

148. Elaine Cristina Moraes Santos. Uma visão crítica sobre área tecnológica nos processos de aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho – Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.

147. Kelly Cristiane da Silva Verdan.  Educação a Distância e Formação de Professores na UFSCar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

146. Tadeu Candido Coelho Loibel. A Atualidade Do Conceito Indústria Cultural. 2012. Dissertação (Mestrado Em Educação) – Universidade Federal De São Carlos, . Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

145. Joênia Ricarte Ferraro. Indústria Cultural E Educação: Tensões Na Escola E Na Redes Sociais. 2012. Dissertação (Mestrado Em Educação) – Universidade Federal De São Carlos, . Orientador: Antonio Alvaro Soares Zuin.

144. Marsiel Pacífico. Infância, Experiência e Linguagem em Walter Benajamin: a indústria cultural e as implicações pedagógicas do empobrecimento da experiência formativa através da formatação do corpo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Roberto Gomes.

143. Paulo Rogério da Silva. Habermas e a Educação: a práxis comunicativa no horizonte do pensamento pós-metafísico. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação – UFSCar) – Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Luiz Roberto Gomes.

142. Rodrigo Ferreira Telles. A Estética no pensamento de Theodor Adorno como Experiência Educacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.

141. Vanessa Gonçalves. Sobre o professor, segundo Theodor W. Adorno. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.

140. Leandro Eliel Pereira de Moraes. Materialismo Histórico e Dialético: método, práxis, educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Luzia Batista de Oliveira Silva.

139. Deborah Regina Silva Guimarães. Desvendando a sala de aula de Educação Física: tensões entre o currículo proposto e o currículo real. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

138. Wilher de Freitas Guimarães. A SALA DE AULA DE FÍSICA: tensões e possibilidades da realização do processo pedagógico estabelecido no currículo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

2011

137. Larissa Quachio Costa. Para uma crítica dos materias didáticos no ensino da literatura (Título provisório). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho – Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória.

136. Juliana R. Duci. Programa UNIVESP: um caminho para a educação paulista?. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho – Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória

135. Kátia Aparecida de Souza e Silva. Currículo e processo pedagógico: a proposição educar, ensinar e formar no currículo materializado na sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

135. Edna Gomes Roriz. O Currículo e a sala de aula: desafios da escola contemporânea revelados através de aulas de Ciências.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Rita Amelia Teixeira Vilela.

134. Patrícia Luíza Brener Boaventura. Técnica, dor, feminilidade: educação do corpo na ginástica rítmica. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Fernandez Vaz.

133.João Carlos Goia. Educação e Novas Mídias: apropriações bilaterais e convergências. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, . Orientador: Bruno Pucci.

132. Pedro Leite. Adorno e Horkheimer versus Batman e Robin: da estética camp como possibilidade de superação da alguma coisa. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Fabio Akcelrud Durão.

131. Gislaine Cristina de Oliveira. Desemaranhar: Estudo de *O Método Brecht*, de Fredric Jameson. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Fabio Akcelrud Durão.

130. Tauan Fernandes Tinti. Endgame e os limites da crítica. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Fabio Akcelrud Durão.