Linhas de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação está constituído pelas Linhas de Pesquisas:

Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (UFSCar, UNIMEP, UNESP-Araraquara, UFES, UFLA, PUC-Minas, USF, UNESC)

Linha de Pesquisa Teoria Crítica e Educação

Objetivo: Buscar nos pensadores frankfurtianos da 1ª geração subsídios teórico-metodológicos para se pensar a educação na contemporaneidade.

Eixos da pesquisa:
1. Teoria e Práxis Educacional; 2. Potencialidade pedagógica da Teoria Crítica; 3. Teoria Crítica e Experiência formativa.

Palavras-chave: Estética e Educação; Indústria Cultural e Educação; Novas Tecnologias e Educação; Teoria Crítica e Educação; Teoria Crítica, Literatura e Educação; Teoria Crítica, Psicanálise e Educação.

Participantes: Dr. Allan da Silva Coelho; Dr. Alex Sander da Silva; Dra. Ana Carolina k. Barcellos; Dr. Antônio Àlvaro Soares Zuin; Dr. Ari Fernando Maia; Dr. Belarmino Cesar Guimarães da Costa; Dr. Bruno Pucci; Dr. Carlos Betlinsky; Dra. Luciana Azevedo Rodrigues; Dr. Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória; Dr. Luiz Hermenegildo Fabiano; Dr. Luiz Roberto Gomes; Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva;  Dra. Magali Reis; Dra. Nilce Maria Altenfelder Silva de Arruda Campos; Dr. Renato Bueno Franco; Dra. Rita Amélia Teixeira Vilela; Dr. Robson Loureiro; Dr. Robespierre de Oliveira.

Sede Institucional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Linha de Pesquisa Teoria Crítica e Formação Ético-Política

Objetivos: Com base na hipótese de que há, necessariamente, uma relação intrínseca entre política e formação, o objeto de pesquisa delimita-se em vários programas de investigação, circunscritos em torno de três questões fundamentais de pesquisa: a) sendo a dimensão política inerente ao conceito de Bildung (formação cultural), como tal dimensão se constitui na sociedade? b) Que participação e/ ou responsabilidade teria a instituição escolar na formação política da sociedade? c) como a aula, ao tematizar a questão política inerente à formação cultural, materializa-se como instância didática de ensino, educação e formação?

Palavras-chave: Teoria Crítica; Formação Ético-política; Hermenêutica Objetiva e Educação; Filosofia e Educação.
Pesquisador Responsável: Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes – Dep. Educação e PPGE – UFSCar
Pesquisadores Associados: Antonio A. S. Zuin; Andreas Gruschka; Darlan Marcelo Delgado; Nilo Agostini; Marsiel Pacífico; Osvaldo Freitas de Jesus.
Estudantes: Guilherme Prado Roitberg; Helga Caroline Peres; Ivone Oliveira Tavernard; Mariana Bergo Damaso Silva; Rodrigo Ferreira Telles; Sandra Olades Martins Venturelli; Edson Guilherme de Souza; Gessio Mori Neto

Sede Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara)

Linha de Pesquisa Tecnologia, Cultura e Formação

Objetivo: Investigar os impactos tecnológicos em curso no ethos cultural hodierno, enfocando as transformações ocorridas nos âmbitos das formas de exercício do poder, da formação sociocultural dos sujeitos, das metamorfoses subjetivas que lhes são consonantes e dos modos de reação da produção literária face à modernização   social  conservadora e à indústria cultural.

Palavras-chave: cultura; política; subjetividade; literatura.

Pesquisadores: Dr. Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória; Dr. Renato Bueno Franco; Dr. Ari Fernando Maia; Dra. Débora   Cristina de Carvalho; Dr. João Mauro Gomes Vieira de Carvalho; Dra. Juliana Rossi Duci; Dr. Luis Frenando Altenfelder de Arruda Campos

Pesquisadores Associados: Dr. Mateu Cabot e Dr. Pau Frau Buron (UIB- Palma de Mallorca-ES).

Sede Institucional da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP – Piracicaba)

Linha de Pesquisa Indústria Cultural, Semiformação e Educação

Objetivo: Fundamentada nas contribuições de pensadores da chamada Teoria Crítica (Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamin), esta linha de pesquisa tem como principal objetivo investigar a forma como o desenvolvimento tecnológico do capitalismo contemporâneo determina modificações no processo formativo dos agentes educacionais, sobretudo no que concerne à relação entre a teoria e a prática pedagógicas. Busca ainda investigar os desdobramentos éticos e estéticos das novas tecnologias de comunicação, tendo como contexto a dimensão da mediação dos aparatos tecnológicos no campo da sensibilidade e da inteligência.

Palavras-chave: Indústria Cultural; Semiformação; Formação; Ética; Estética.

Participantes: Dr. Belarmino César Guimarães da Costa; Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin (UFSCar); Dr. Bruno Pucci; Dra. Nilce Maria Arruda Campos; Luiz Carlos A. de Aquino (UNIVAP); Dra. Tainã Moreira Gomes; Dra. Ana Carolina Kasteim Barcelos (Uniararas); Dr. Wanderley Florêncio Garcia; Dr. Ivonésio Leite de Souza; Gustavo Schneider de Camargo (doutorando); Katia Regina Borgi (Doutoranda); Katia Brandão Antoniolli (doutoranda); Joanice Vicence Casemiro Procópio (doutoranda);

Juliana Baiochi (Mestre); Pedro Schiavuzzo (mestrando); Daniela Borges de Oliveira (graduanda); Camila Cordeiro (graduanda); Rafael Callegary (graduando).

Sede Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas)

Linha de Pesquisa 1: Teoria Crítica e Pesquisa Social Empírica

Objetivo: Estudos da sociedade e da cultura na perspectiva Teórico-Crítica. Análise do fenômeno das gerações em especial a infância, e seus impactos na educação e na sociabilidade das novas gerações. A Educação como campo de disputa social, político e econômico.

Palavras-chave • Teoria Crítica • Infância • Pesquisa social empírica • Educação

Participantes: Luciete de Cássia Souza Lima Bastos (Doutorado);

Jadson Rabelo Assis (Mestrado); Rebeka Vitoria Rodrigues (Graduanda); Ariany da Silva Bezerra (Graduação); Luiz Antonio Ribeiro Soares das Neves (Mestrado); Simei Santos Andrade (Doutorado); Mayrla Andrade Ferreira (Doutorado); Débora Gonçalves Siqueira (Mestrado); Maria das Graças Oliveira (Doutorado); Luzia Maria Werneck (Mestrado); Lúcia Helena Gomes Saraiva (Mestrado); Ana Consuelo Ramos (Doutorado); Magali dos Reis (Doutorado); Flávia Filomena Rodrigues da Mata (Especialização/Mestrado); Maria Helena dos Santos Morra (Doutorado); Aline Teodoro Caldeira (Mestrado); Paulo Bruno Corrêa (Graduação).

 

Linha de Pesquisa 2: Teoria Críticas e hermenêutica objetiva na pesquisa da sala de aula

Objetivo: Investigar os processos de ensino realizados em sala de aula, apoiados na metodologia de pesquisa Hermenêutica Objetiva. Realizar estudos e pesquisas no campo da teoria crítica da Sociedade.

Palavras-chave: Teoria Crítica; Pesquisa “Hermenêutica Objetiva”; Cotidiano da Sala de Aula

Participantes: Carlos Frederico Felício Fagundes (Mestrado); Luiz Braz Franceschini Júnior (Mestrado); Geová Nepomuceno Mota (Mestrado); Marcelo dos Santos Isidório (Doutorado); Ana Paula Braz Maletta (Doutorado); Thiago Luiz Santos de Oliveira (Mestrado); Rita Amélia Teixeira Vilela (Doutorado); Edna Gomes Roriz (Doutorado); Kátia Aparecida de Souza e Silva (Doutorado); Lucas Reis Ávila (Especialização)

Sede Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Linha de Pesquisa Educação, Filosofia e Linguagens

Objetivos: Contribuir, ampliar e atualizar os estudos e pesquisas sobre o fenômeno da educação na sociedade contemporânea, com análises mediadas pela fortuna teórica iniciada pela tradição da teoria crítica iniciada pelo Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt.

Palavras-Chave:  Teoria Crítica, Educação, Sociedade, Humanidades

Professores Pesquisadores: Dr. Antonio Vidal Nunes (Dpfil/Ufes); Dr. Edson Maciel Júnior (Deps/Ufes); Dr. Emerson Campos Gonçalves (Nepefil/Ufes); Dr. João de Assis Rodrigues (Deps/Ufes); Drª Luciana Molina de Queiroz (Nepefil/Ufes); Drª Mariana Passos Ramalhete (Ifes-ES);  Dr. Maurício Abdalla Guerrieri (Dpfil/Ufes); Priscila Chaves Monteiro (PPGE/Ufes); Dr. Rafael Nogueira Costa (UFRJ); Dr. Robson Loureiro (PPGE/PPGL-Ufes); Dr. Vitor Cei (PPGL/Ufes); Dr. Wilberth Clayton Salgueiro (PPGE/Ufes)

Doutorandos: Adolfo Miranda Oleare (Ifes/ES); Adriana Vieira de Souza (SEME/Colatina); Kenia Faria Brant (Ifes/MG); Samira da Costa Sten (Faced/UFBA)

Mestrandas: Alline Garcia; Juliana Sampaio da Silva (PPGE/Ufes); Monique Greice Malta Cardoso (PPGE/Ufes)

Graduação; Hiasmin da Silva do Espírito Santo (História/Ufes); Lorenzo de Brito Rodrigues (História/Ufes); Gabriel Barros Ucceli (História/Ufes).

Sede Institucional da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

A sede Institucional da Universidade Federal de Lavras está constituída por 3 Grupos de Pesquisa com suas respectivas linhas de pesquisas:

1). Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica, Educação e Educação Física- UFLA
Coordenadores: Luciana A. Rodrigues e Marcio Norberto Farias

Linha de Pesquisa 1: Formação cultural docente, arte cinematográfica e tecnologia na sociedade contemporânea
Objetivo: estudo de textos de autores da Teoria Crítica da Sociedade que contribuam para compreender os processos educativos, a formação docente, a arte cinematográfica e a tecnologia na cultura contemporânea.
Palavras-chave: Formação docente; Cultura contemporânea; arte cinematográfica, tecnologia; Teoria Crítica da Sociedade
Pesquisadoresdoutores: Luciana A. Rodrigues, Marcio Norberto Farias, Camila Sandin de Castro, Ana Carla Dias Carvalho, Andreia Cristina Peixoto Ferreira, Cristiane Valeria da Silva Mestre: Carlos Augusto Magalhães Junior.

Linha de Pesquisa 2: Movimento Corporal como arte na formação humana de professores
Objetivo: Inventariar e vivenciar manifestações de movimentos corporais como arte visando a formação cultural docente.
Palavras-chave: Arte; Formação cultural docente; Movimentos corporais
Pesquisadoresdoutores: Luciana A. Rodrigues, Marcio Norberto Farias, Camila Sandin de Castro, Ana Carla Dias Carvalho, Andreia Cristina Peixoto Ferreira, Cristiane Valeria da Silva Mestre: Carlos Augusto Magalhães Junior
Mestrandos/as: Rosana Ferreira;  Valéria Aparecida Costa;  Ana Paula Corrêa; Eduarda Silva Vivas; Suellen Barbosa Memento; Daniela Aparecida de Melo Costa; Bruna Beatriz da Rocha; Paloma Cristine Santos de Souza;  Karen Raíssa Nunes;  Uliania Marinho Rodrigues;
Iniciação Científica: Liliane Primo Freire; Larissa Cardoso Oliveira; Marcelino da Costa Ramos; Taís Virgínia de Melo Almeida.

2). Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão – Mosaico
Coordenadores: Vanderlei Barbosa e Carlos Betlinski.

Linha de Pesquisa 1:  Pensamento e cultura brasileira.
Objetivo: O escopo desta linha é estudar os principais pensadores da cultura brasileira para compreender a importância do corpo, da música, da alimentação, da poesia, do cinema, da política e da alma.
Palavras-chave: arte, cultura, corporeidade, Literatura brasileira.

Linha de Pesquisa 2: Pensamento e cultura latino-americana
Objetivo: O escopo desta linha é estudar a identidade e a originalidade do pensamento latino americano.
Palavras-chave: Cultura Latino-Americana, Teologia da Libertação, Identidade da Fé Cristã, Pedagogia Latino Americana.

Linha de Pesquisa 3: Pensamento e cultura clássica: estudos sobre Teoria Crítica, estética e educação.
Objetivo: Estudos sobre a produção do pensamento filosófico e sociológico da teoria crítica no Brasil; pesquisas que abordam os temas do cinema e da educação nacional com ênfase na perspectiva estética.
Palavras-chave: Teoria crítica; cinema; Educação; ética; estética.
Pesquisadores: Vanderlei Barbosa, Carlos Betlinski, Antonio Vidal Nunes, Gilberto aparecido Damiano, Warlley Ferreira Sahb, Ernesto Prado Cordero (doutores).
Ellen Maira de Alcântara Laudares, Maria Camila Lima, Maria do Rosário Henriques Barbosa, Dulcineia Aparecida Ferraz Ribeiro, Jossuí Basílio Mendonça Maia, Hans Henrique da Silva, Mendonça, Simone Aparecida Botega (Mestres).
Marília Eduardo da Silva, Vanessa Mattos Magalhães Milêu, Amanda Naves Rodrigues e Ana Paula Batista Protacio (Mestrandos)
Jefferson da Costa Moreira, Andressa Luíza Dias Caldas, Miguel, Caroline, Aparecida Carmem de Oliveira, Caroline Souza Silva e Miguel Vieira Tavares Costa (graduandos).

3). Grupo de Pesquisa: Literatura, Linguagem, Tradução Intersemiótica e Formação Docente (Intersignos).
Coordenadora: Dalva de Souza Lobo

Linha de Pesquisa 1: Análise dos processos constitutivos das diferentes semioses.
Objetivo: Analisar os processos textuais e discursivos que constituem as multissemioses, visando os multiletramentos.
Palavras-chave: multissemioses, multiletramentos, discursividade.
Participantes: 2 doutores.

Linha de Pesquisa 2: Literatura, linguagem e performance.
Objetivo: Investigar os processos que levam à expansão da linguagem a partir da relação entre arte, literatura e cultura, visando as diferentes performances.
Palavras-chave: literatura e performance, linguagem expandida, formação docente
Participantes: 2 doutores; 4 mestrandos; 4 graduandos.

Sede Institucional da Universidade de São Francisco (USF)

Linha de Pesquisa 1: Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas

 Objeto de pesquisa são as Teorias Críticas, o processo de descolonização e de colonialidade da experiência, da racionalidade, do imaginário colonizador, do  saber, do ser e do poder em suas perspectivas históricas, sociológicas, culturais, epistemológicas e filosóficas. Objetiva-se analisar obras de pensadores globais sobre a pedagogia crítica, a filosofia da libertação e as novas epistemologias, no repensar das práticas e das teorias da Educação.

Palavras-chave: Educação e teorias críticas latino-americanas; ética, estética e educação; educação e descolonialidade; educação e teorias libertárias; epistemologia e educação; filosofia e filosofia da educação.

Participantes: Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva (líder – PPGSSE/USF);  Dante Batista Silva (mestre);  José Pietro Buono Nardelli Dellova (PUC/SP); Dr. Alex Sander da Silva (PPGE-UNESC); Dr. Alexandre Ribeiro Neto (Faculdade de História e Educação, UERJ); Dra. Gláucia Gonzaga Galvão (SEMG-Juiz de Fora e SERJ-Três Rios); Dr. Antonio Gilberto Balbino (FACAPA e SEMG-Pouso Alegre); Dra. Denise Filomena Bagne Marquesin (SESP-Jundiaí); Dr. Ivan de Oliveira Silva Durães (PUC-SP); Dr. Ariovaldo Francisco da Silva (UNIS/MG); Dra. Silvia Maria Carbone (UBC/SP); Prof. Dr. Gerson Gonçalves da Silva (Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes/SP);  Marcus Fabiano Gonçalves (UFF). O grupo conta com a participação de 15 estudantes sob a orientação dos professores pesquisadores.

 

Linha de Pesquisa 2: Teoria Crítica e Educação: infância e formação superior.

Coordenação – Luzia Batista de Oliveira Silva

Objeto de pesquisa é a contribuição das Teorias Críticas para a Educação no Brasil numa relação com a formação crítica na atualidade. Objetiva-se refletir sobre experiências estéticas e formativas, sobre a educação na infância e a formação superior mediadas pela arte, a poesia, a filosofia e a racionalidade contemporânea.

Palavras-chave: Teorias críticas, educação, infância e ensino superior; estética, formação superior e infância; imaginário, sensibilidades e educação.

 

Linha de Pesquisa 3: Direito Civil-Constitucional, Teorias Críticas e Educação.

Coordenação: José Pietro Buono Nardella Dellova.

Objeto de pesquisa é a contribuição das Teorias Críticas para a compreensão dialética do Direito: a Educação Jurídica, emancipatória, e sua antítese, o Ensino Jurídico, dogmático, para manutenção do status quo; a relação constante entre os Direitos Humanos e Fundamentais e o Direito Civil-Constitucional e Econômico e suas fontes no  Direito Hebraico, Grego e Romano. Objetiva-se analisar as teorias formativas do pensamento jurídico em face da função econômica, religiosa e  conservadora.

 Palavras-chave: Direito civil-constitucional e economia; direito civil, direitos fundamentais e religião; Teorias críticas aplicadas ao direito; educação e direito hebraico, grego e romano; direito, educação e literatura. Participantes: professores e alunos da área do curso de Direito

 

Sede Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Linha de Pesquisa Formação cultural, estética e subjetividades

Objetivo: Pensar a educação e a formação cultural se considerarmos as expressividades estéticas capazes de sistematizar experiências cumulativas dos sujeitos, de modo que sua compreensão da realidade ultrapasse o mero uso de esquemas conceituais pré-definidos. O objetivo central desta linha é investigar a condição da formação cultural contemporânea, vinculada a uma profunda reorientação nas teorias e nas práticas formativas estéticas e constituição das subjetividades na sociedade atual.

Palavras-chave: Teoria Crítica; Formação Cultural; Estética; Subjetividades; diversidade, cultura e subjetividades sociais

Pesquisadores:

doutores:  Alex Sander da Silva; André Cechinel; Muleka Mwewa; Marta Regina Furlan de Oliveira; Daiani Barboza.

Mestres: Jéferson Luís de Azeredo; Marcilon de Souza; Rosa Virginia Rosalino Daitx.

Especialização: Altemir Schwarz

Graduação: Guilherme Orestes Canarim