Coordenação Nacional
Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação
Coordenador:
Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares. Zuin
UFSCar
Vice-Coordenador:
Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória
UNESP-Araraquara
Apresentação
O Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação teve início em agosto de 1991, na UFSCar, com o objetivo de investigar as contribuições teórico-metodológicas da Teoria Crítica da Sociedade e, a partir desses elementos, explorar seu potencial formativo no contexto educacional. No ano 2001, após processo de avaliação interna, decidiu investir prioritariamente seu esforço de pesquisa no impacto das novas tecnologias na Cultura e na Educação, sob o enfoque da Teoria Crítica da Sociedade. A partir de 2011, os pesquisadores participantes decidiram continuar a focar a revitalização dos conceitos dos pensadores frankfurtianos na sociedade da denominada cultura digital.
No ano de 2020, o Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação está constituído pelos seguintes docentes: Antônio Álvaro Soares Zuin e Luiz Roberto Gomes (Sede Institucional da UFSCar); Bruno Pucci, Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Nilce Maria A. S. de Arruda Campos e Ana Carolina K. Barcellos (Sede Institucional da UNIMEP); Renato Bueno Franco, Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória e Ari Fernando Maia (Sede Institucional da UNESP-Araraquara); Rita Amélia T. Vilela e Magali Reis (Sede Institucional da PUC-Minas); Robson Loureiro (Sede Institucional da UFES- Vitória, ES); Luciana Azevedo Rodrigues e Carlos Betlinsky (Sede Institucional da Univ. Federal de Lavras, MG); Luzia Batista de Oliveira Silva e Allan da Silva Coelho (Sede Institucional da univ. de S. Francisco – Itatiba, SP); e Alex Sander da Silva (Sede Institucional da UNESC – Univ. do Extremo Sul de Sta Catarina, Criciúma, SC); Luiz Hermenegildo Fabiano e Robespierre de Oliveira, da UEM-Maringá, PR.
Histórico Completo
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